Como atrair novos clientes para seu site e ampliar a reputação da sua marca
O que você precisa para ter o conteúdo certo, no lugar certo, na hora certa? Aprenda a utilizar o Inbound Marketing e construa conteúdos relevantes para sua empresa.
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Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo diretamente. Este tipo de estratégia passou a ser atraente para as empresas por vários motivos, um deles é o custo benefício.
Se você está começando a trabalhar com marketing digital, é importante se atentar as 7 etapas do processo que facilitam a execução do Inbound Marketing: Pauta > Persona> “Brain Storm” > Pesquisa de termos > Elaboração do título > Iscas Digitais > Página de conversão. Após definir a pauta, a persona (público alvo) e realizar o “brain storm” sobre o tema, você irá iniciar a etapa de criação de conteúdo de qualidade.
Para atrair novos cliente para o seu site você precisa utilizar iscas digitais, que podem ser vídeos instrutivos, posts em blog, palavras chave no google, otimização de busca, usabilidade e posts em mídias sociais, criação de e-books, entre outros. Para entender melhor sobre e-books, confira nossa galeria!
Você pode iniciar o processo de Inbound Marketing escrevendo textos sobre assuntos relacionados ao ramo de atuação da sua companhia, gerando o máximo de informações sobre seus produtos e serviços para que o consumidor faça uma escolha consciente.
Uma tática para despertar interesse dos internautas é utilizar temas e termos mais relevantes em seu conteúdo. Existe uma ferramenta que pode auxiliá-lo nesta busca de relevância, o Google Trends. Com ele você pode descobrir as tendências e o comportamento do internauta.
O que é Google Trends?
É uma ferramenta do Google que permite você identificar as pesquisas que os internautas fazem a cerca de um determinado termo. Na ferramenta é possível visualizar as principais consultas crescentes sobre qualquer assunto.
No Google Trends você consegue filtrar os resultados por país e estados, período de tempo, categorias e fontes de busca (Google Imagens, Google News, Google Shopping ou Youtube).
Passo a passo
Para acessar a ferramenta basta acessar o endereço https://www.google.com.br/trends/ e começar a utilizar os tópicos. Na primeira tela você verá as notícias mais relevantes sobre os temas atuais, tendo a possibilidade de filtrar por localização ou por uma categoria do Trends.
Para descobrir as tendências do seu nicho, basta fazer uma pesquisa na caixa de busca “Explorar tópicos”. Na tela seguinte da busca, você confere um gráfico que mostra a evolução das pesquisas para o termo escolhido ao longo do tempo. Nessa tela você poderá alterar o país, o intervalo de tempo, a categoria e a fonte de busca.
1) Existe a possibilidade de filtrar o resultado por país ou até mesmo especificar algum estado, para uma melhor análise da tendência.
2) Você pode ver toda evolução do termo nas pesquisas (desde 2004 até o momento atual), assim como pode especificar um período diferente de tempo, podendo consultar a oscilação do gráfico até na ultima hora atrás.
3) Caso o seu termo seja aplicado a mais de um contexto, é possível utilizar o filtro por categoria para ter um grau maior de acerto, com relação ao resultado. Por exemplo, se você procurar por “RPG” na categoria “jogos”, terá um determinado gráfico de evolução ao longo do tempo e palavras como: rpg games, online rpg, jogos de rpg, etc. Por outro lado, quando você faz a busca de “RPG” na categoria “saúde”, além de termos outro gráfico de tendência de busca, temos resultados de palavras como : rpg, fisioterapia, rpg postural, tec.
4) Um mesmo assunto pode ser buscado de maneira diferente, dependendo do lugar em que o usuário está. Por exemplo, quando buscado o termo “futebol” na pesquisa Google, as principais consultas são jogos, jogos de futebol, futebol ao vivo. Quando esse termo é buscado no Google Imagens, temos consultas do tipo bola de futebol, jogador de futebol, etc.
5) Outro recurso bastante interessante é a comparação de termos. Isso te dá a possibilidade de decidir em qual tipo de conteúdo você deve focar seus esforços. Por exemplo, imagine que você tem um site sobre viagens e quer escrever uma série de artigos sobre uma determinada praia. Qual praia tem mais potencial, Ubatuba ou Caraguatatuba? O Google Trends nos responde essa questão:
Explorando o Interesse Regional
Imagine agora que você queira investir em anúncios patrocinados, seja no Google ou no Facebook. Sabia que o Google Trends também te ajuda a segmentar sua audiência? No bloco “Interesse regional”, é possível ver quais regiões do Brasil fazem mais buscas sobre o tema que você quer promover. Veja como é simples analisar os dados.
Para o termo “Ubatuba”, por exemplo, é interessante focar nas regiões de São Paulo e Minas Gerais.
Principais Consultas
Você pode encontrar novas oportunidades de expandir suas palavras-chave, através dos termos exibidos em “Principais Consultas” e em “Consultas Crescentes”. Alterando o período de tempo você encontra novas palavras, aumentando assim a sua lista de termos relevantes.
Landing Page
Depois que o internauta acessou a sua página e leu o seu texto é preciso convencê-lo a baixar gratuitamente o conteúdo completo sobre o tema (normalmente desenvolvido em formato de e-book). Para disponibilizar esse conteúdo gratuito as empresas realizam a troca de informações pelos dados de contato do visitante. Para isso que serve a página de conversão ou landing page.
O internauta que visita o seu site vai entrar em contato através desta página de conversão, portanto é necessário que você monte uma página de web específica. Nesta página deve-se solicitar algumas informações relevantes, como nome, e-mail, motivo do contato e telefone. Veja o exemplo desta landing page desenvolvida pelo Backsite.
As informações para contato de uma pessoa são as moedas mais valiosas no marketing digital, elas permitem uma comunicação mais direta e de qualidade. Mas para que o visitante te dê acesso direto, ele tem que estar muito interessado no que você tem para oferecer.
A landing page ficará online disponível 24h por dia, o que você precisa fazer é divulgar o seu conteúdo gratuito nas redes sociais para que os visitantes entrem em contato através dela e a partir desses contatos é possível fazer campanhas direcionadas, ações de vendas, entre outros.
Nós oferecemos suporte para todas as etapas do Inbound Marketing, desde a criação do site, blog, conteúdo, e-book, landing page e extração do formulário de visitantes em Excel. Sua empresa está sem tempo ou sem profissional dedicado para o serviço? Entre em contato conosco!